X MiniEnapol – 2017

Inscrição · Comissão Organizadora · Comitê Científico · Local do Evento
· Programação · Caderno de Resumos · Contato · Apoio

Apresentação

O Centro de Documentação e Historiografia Linguística (CEDOCH – DL – USP) tem o prazer de convidá-los todos para o X MiniEnapol de Historiografia Linguística, que ocorrerá nos dias 17, 18 e 19 de outubro de 2017.

Este evento teve sua primeira edição em 1999, e as seguintes em 2000, 2002, 2004, 2010, 2011, 2013, 2015 e 2016. Convidamos os pesquisadores a submeterem trabalhos produzidos em Historiografia Linguística sob qualquer uma das propostas teórico-metodológicas da área.

Datas importantes

Prazo para inscrições de comunicação oral: 09 de maio a 09 de junho de 2017. Não há prazo para a inscrição de ouvintes. Atenção: As inscrições foram prorrogadasaté 30 de julho.

Divulgação de carta de aceite: 01 de setembro.

Pagamento de inscrição com apresentação de trabalho (R$ 35,00): até 15 de setembro.

Datas do MiniEnapol de Historiografia Linguística: 18 e 19 de outubro (início às 14h).

Data das atividades de homenagem à Profa. Dra. Cristina Altman: 17 de outubro (das 10h às 17h).

Inscrição

A inscrição de comunicação oral deve ser feita no formulário abaixo. Exige-se um resumo que cumpra os requisitos seguintes:

• Tamanho: ter entre 200 e 300 palavras;
  • Citação: de acordo com as normas da ABNT. As referências completas não precisam constar no resumo;
  • Conteúdo: base teórica, objetivos, metodologia utilizada, e resultados obtidos (se houver);
  • Pertinência: o trabalho deve ter relação estrita com o campo da Historiografia Linguística;

Pede-se também que o resumo não identifique o seu autor, a fim de garantir o seu anonimato durante a avaliação e, assim, a justeza do processo avaliativo. Os resumos serão avaliados pelo Comitê Científico elencado abaixo.

Formulário de Inscrição para o MiniEnapol

Comitê Científico

• Cristina Altman (USP)
  • José Borges Neto (UFPR)
  • Maria Filomena Gonçalves (Universidade de Évora – Portugal)
  • Maria Carlota Rosa (UFRJ)
  • Marli Quadros Leite (USP)
  • Olga Coelho (USP)
  • Ricardo Cavaliere (UFF)
  • Neusa Barbosa Bastos (PUC)

Comissão Organizadora

Pesquisadores do CEDOCH:

• José Bento Cardoso Vidal Neto (Coordenador)
  • Karina Gonçalves de Souza de Oliveira (Vice-coordenadora)
  • Edgard Bikelis
  • Ênio Sugiyama Júnior
  • Bruna Polachini
  • Mariana Viel
  • Olivia Yumi Nakaema
  • Stela Maris Danna
  • Olga Ferreira Coelho

Local do Evento

• Auditório da Casa de Cultura Japonesa, USP

Av. Prof. Lineu Prestes, 159 - Butantã, São Paulo - SP, 05508-000

Veja no mapa.

Contato com o CEDOCH

Endereço: Av. Prof. Lineu Prestes, 159, S7.
CEP 05508-900 - São Paulo - SP - Brasil
Telefone: +55 (11) 3091-2114
E-mail: cedoch@usp.br

IX MINIENAPOL DE HISTORIOGRAFIA LINGUÍSTICA

O Grupo de pesquisadores do CEDOCH realizará, de 17 a 19 de outubro de 2016, o IX MiniEnapol de Historiografia Linguística. O Evento terá lugar na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo - FFLCH/USP.

Inscrições serão recebidas, de 20 de maio a 21 de junho, pelo site www.cedoch.fflch.usp.br/minienapol . A carta de aceite para apresentação de trabalhos será divulgada até o dia 20 de julho.

MINICURSO COM ALESSANDRO J. BECCARI (UFPR)

Concomitantemente ao IX MiniEnapol de Historiografia Linguística, entre os dias 17 a 19 de outubro de 2016, o professor Alessandro J. Beccari, da Universidade Federal do Paraná, ministrará um minicurso com o tema seguinte:

Tradição Gramatical Antiga e Medieval: Formatos, Objetos e Finalidades

Em breve será divulgada a sua ementa.

VIII MINIENAPOL DE HISTORIOGRAFIA LINGUÍSTICA

O Grupo de pesquisadores do CEDOCH realizará, de 12 a 14 de agosto de 2015, o VIII MiniEnapol de Historiografia Linguística. O Evento terá lugar na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo - FFLCH/USP - e terá como resultado uma nova edição do Boletim, periódico editado pelo Grupo, com artigos e resenhas dedicados aos temas da Historiografia Linguística.

Inscrições serão recebidas, de 5 de abril a 5 de maio, pelo site www.cedoch.fflch.usp.br/minienapol
A carta de aceite para apresentação de trabalhos será divulgada até o dia 15 de junho.

X CONGRESSO INTERNACIONAL DA
SOCIEDADE ESPANHOLA DE HISTORIOGRAFIA LINGUÍSTICA

O congresso terá lugar no Instituto de Lenguas Modernas (ILM) de la Universidad de Extremadura, em Cáceres, Espanha, entre 2 e 4 de setembro de 2015. É organizado pelo Departamento de Filología Hispánica y Lingüística General (Uex) e pelo Departamento de Ciencias de la Antigüedad (Uex). As inscrições podem ser feitas até 15 de março de 2015. Mais informações a seu respeito podem ser encontradas no site: https://xcongresohl.wordpress.com/