Encontro Internacional de Historiografia Linguística:

22 a 25 de abril de 2025 - CEDOCH-USP

Evento presencial na Universidade de São Paulo

 

Revendo o cânone
Contrastes de gênero, raça e produções à margem (séc. XIX-XX) 

 

ApresentaçãoDatas importantes • Inscrições • Minicurso • Comissão Organizadora • Comitê Científico • Programação


 

Apresentação

O Centro de Documentação e Historiografia da Linguística (CEDOCH–DL–USP) tem o prazer de anunciar que o Encontro Internacional de Historiografia Linguística - Revendo o cânone Contrastes de gênero, raça e produções à margem (séc. XIX-XX) ocorrerá entre os dias 22 e 25 de abril de 2025!

Dado que a Historiografia Linguística descreve e interpreta não apenas o conhecimento produzido sobre a linguagem e as línguas ao longo da história da disciplina, mas também oferece um aparato crítico sobre as condições da sua emergência e desenvolvimento, a reflexão sobre os objetos que tradicionalmente constam da investigação historiográfica em ciências da linguagem tem que ser tão dinâmica quanto os movimentos de avanço, recuo, revisão e reformulação do conhecimento que estabelecem.

A proposta do encontro é reunir trabalhos que problematizem nossas práticas de produção e recepção do conhecimento linguístico à luz de temas como: 

a)  revisão dos critérios que tradicionalmente comandam a seleção de obras que compõem o cânone em ciências da linguagem;

b) levantamento e análise de textos gramaticais, gramáticas pedagógicas, glossários, dicionários, etc., de autoria feminina, geralmente ausentes dos cânones consagrados pelas  tradições (meta)linguísticas; 

c) discussão sobre 'racialização' das línguas, correlacionada à produção de conhecimento (meta)linguístico por pessoas de variadas etnias, raças, classes, espaços.  

Considerando-se que, ao longo da história, figuras à margem do mainstream social e intelectual de cada época participaram em alguma medida dos processos de produção, divulgação e recepção do conhecimento linguístico, e, por diferentes razões, foram desconsideradas ou minorizadas pelos registros oficiais, a revisão dos cânones tradicionais de representação metalinguística se impõe para a linguística contemporânea e sua historiografia. Questões como gênero, origem, raça/etnia parecem interferir nas metodologias e procedimentos de análise também em ciências da linguagem.  Nada mais oportuno, pois, que se revejam os resultados produzidos pelas práticas de análise utilizadas em outros mundos intelectuais, em outros períodos da história, da perspectiva dos valores que hoje sabemos afetar a atividade científica.  O presente encontro almeja identificar esses valores sociais e demonstrar como e em que medida têm afetado nossos modos de produção e réplica do conhecimento metalinguístico. 

Programação do evento

Minicurso Revendo o cânone: A prática gramatical latino-americana, com Alfonso Zamorano (Univ. de Córdoba, Espanha) - 22 a 25 de abril de 2025, das 14h às 18h

 

Conferência Teoría y canon en textos lingüísticos escolares escritos por maestras en España y América Latina (siglos XIX y XX), com Alfonso Zamorano (Univ. de Córdoba, Espanha) 22 a 25 de abril de 2025, das 10h às 12h

 

Mesa redonda Aspectos históricos e contemporâneos da Linguística no Sul Global, com Olga Coelho (USP), Perpétua Gonçalves (Univ. Eduardo Mondlane, Moçambique) e Xoán Lagares (UFF) - 25 de abril de 2025, das 10h às 12h

 

Mesas de apresentação de trabalho (comunicação oral) - 23 e 24 de abril de 2025, das 8h30 às 12h

 

Inscrições para minicurso

Revendo o cânone: A prática gramatical latino-americana, com Alfonso Zamorano (Univ. de Córdoba, Espanha) - 22 a 25 de abril de 2025, das 14h às 18h

 

Ementa: O objeto do curso são os materiais, a constituição de corpora, e a metodologia da análise sobre os escritos gramaticais que circularam na América Latina dos séculos XIX e primeira metade do século XX, que incluam o gênero (e/ou particularidades sócio-políticas e geopolíticas) como categorias relevantes de interpretação da história linguística latino-americana deste período.

 

Inscrições abertas até 15 de janeiro de 2025. Inscreva-se aqui. 

 

Inscrições para evento

(para ouvintes e apresentação de trabalho)

Estão abertas inscrições para ouvintes e para apresentação de trabalho (comunicação oral) neste link.

Taxa de inscrição para comunicação oral (após aceite do resumo): R$ 150,00.

Os resumos de inscrição para comunicação oral devem ser enviados, considerando os critérios abaixo, até 15 de janeiro de 2025. 

  1. Aceitaremos trabalhos tanto em português, espanhol, inglês e francês.
  2. Adequação ao formato solicitado, isto é, o resumo deve ser composto por frases concisas e em parágrafo único, sem o uso de enumeração em tópicos, e conter entre 250 e 500 palavras. Devem ser informadas as finalidades, metodologia, resultados e conclusões do trabalho.
  3. As referências bibliográficas completas devem ser apresentadas ao final e não são contadas no número total de palavras entre 250 e 500. 
  4. Citação e referências bibliográficas devem estar de acordo com as normas da ABNT; 
  5. As referências bibliográficas citadas devem ser pertinentes ao tema do trabalho e atuais; 
  6. Pertinência: o trabalho deve ter relação com o campo da Historiografia Linguística e com o tema do evento.

Datas importantes

Prazo de inscrições com comunicação: 15/12/2024

Prazo de inscrição no Minicurso: 15/01/2025

Fechamento das inscrições de ouvintes no evento: 01/04/2025

Datas do evento: 22 a 25/04/2025


Comitê Científico

Cristina Altman (Univ. de São Paulo)

Filomena Gonçalves (Univ. de Évora, Portugal)

Gonçalo Fernandes (Univ. de Trás-os-montes e Alto Douro, Portugal)

Inês Machungo (Univ. Eduardo Mondlane, Moçambique)

Jean Portella (Univ. do Estado de São Paulo)

María Teresa Celada (Univ. de São Paulo)

Maria Luisa Calero Vaquera (Univ. de Córdoba, Espanha)

Olga Ferreira Coelho Sansone (Univ. de São Paulo)

Perpétua Gonçalves (Univ. Eduardo Mondlane, Moçambique)

Comissão Organizadora

Bruna Soares Polachini (FEUSP, CEDOCH)

Cristina Altman (FFLCH-USP, CEDOCH)

Julia Lourenço (UNESP, CEDOCH)

Leandro Silveira de Araújo (UFU, CEDOCH)

Olga Ferreira Coelho Sansone (FFLCH-USP, CEDOCH)