Documentação linguística do contexto transatlântico: contextualização, edição e análises (2020-Atual)
Descrição: O projeto integra a proposta O Contato de Línguas como Base da História Linguística Transatlântica: Multilinguismo, Mudança, Vitalidade e Perigo de Extinção de Línguas, coordenada por Esmeralda Negrão, e prevê o levantamento, a eventual edição, a contextualização e análises historiográficas, nos moldes desenvolvidos pelo grupo de pesquisas Historiografia Linguística CEDOCH-DL-USP, da documentação linguística relevante para essa história. Interessam desde documentos metalinguísticos (teorias, análises, descrições) até fontes menos formalizadas (registros epilinguísticos, inclusive orais), que contribuam para esclarecer os movimentos (cognitivos e socioculturais) que desenharam e os que têm sustentado o contexto linguístico transatlântico, com especial destaque para o contexto brasileiro.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) / Pós-Doutorado: (1) .
Integrantes: Olga Ferreira Coelho Sansone - Coordenador / Eduardo Ferreira dos Santos - Integrante / Bruno Fochesato Alves - Integrante
Em Primeira Pessoa do Singular e outras crônicas (2020 - Atual)
Descrição: O presente projeto, iniciado em 2020, retoma o tema de um projeto anterior "A linguística no Brasil: estórias e histórias em primeira pessoa do singular" (CEDOCH DL-USP, 1995-vigente, Altman, C., coord.) que tem como objetivo principal o mapeamento das primeiras gerações de linguistas que adentraram no cenário acadêmico brasileiro nas décadas de 1960 e 1970, bem como da sua produção linguística, tal como se perceberam, ou como foram percebidos por seus contemporâneos. São objetivos complementares a serem buscados na presente retomada: a) o levantamento de dados bio-bibliográficos das entrevistas/entrevistados selecionados; caracterização da sua personalidade acadêmica; definição do(s) ponto(s) de interesse que podem ser considerados compartilhados ou não compartilhados pela sua geração acadêmica; b) a localização e complementação das informações e da documentação pertinente, inclusive audiovisual (fotos, filmes), bem como a organização, arquivamento, edição das provas do autor e, finalmente; c) publicação e divulgação dos resultados.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Integrantes: Maria Cristina Fernandes Salles Altman - Coordenador / Julia Lourenço - Integrante.
Mapeamento histórico-geográfico de estudos linguísticos brasileiros (séculos XVI a XIX) [2019-Atual]
Descrição: O projeto revisa parte da história dos estudos da linguagem no Brasil, visando compor mapas que os situem no espaço e no tempo. Examina tanto a produção local quanto aquela recebida com impacto no país, desde as origens até o século XXI, sob a hipótese de que há tradições e subtradições que se desenvolveram de forma diversificada em consonância com diferentes contextos cujas especificidades também se quer mapear, o que problematiza a ideia de uma linguística brasileira. Todos os estudos historiográficos desenvolvidos no âmbito desta proposta necessariamente trarão dados que correlacionem a produção linguística à sua distribuição espacial.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Doutorado: (3)
Integrantes: Olga Ferreira Coelho Sansone - Coordenador / Danna, Stela Maris D. - Integrante / José Bento Cardoso Vidal Neto - Integrante / Karina Gonçalves de Souza de Oliveira - Integrante / Bruno Fochesato Alves - Integrante / Pedro Henrique Camargo Freire - Integrante
Número de produções C, T & A: 5 / Número de orientações: 4
Forma, função e relação -- questões de mudança linguística (2019-Atual)
Descrição: O projeto guarda-chuva Forma, Função e Relação -- questões de mudança linguística reúne propostas que têm o século XIX e as primeiras décadas do século XX como período principal de investigação. Como estabelecido pela historiografia linguística canônica, a reflexão sobre a mudança linguística foi particularmente intensa no início do século XIX alemão, ao mesmo tempo em que deu origem, nas décadas seguintes, aos questionamentos que culminaram no estabelecimento do tratamento científico da matéria linguística (v. Saussure l967 [l922]: l3ss). Os percursos percorridos por este modelo para o estabelecimento de um domínio científico, tal como o entendemos hoje em matéria de conceptualização teórica; estabelecimento de uma terminologia consistente; métodos de análise, descrição, explicação; e aplicações variaram conforme os contextos de sua recepção, como sabemos, aí incluído o Brasil (v. Altman 20l6, 20l8 a e b). O eixo central deste projeto consiste na reconstrução de parte desses percursos, tanto no que diz respeito aos conceitos (e terminologias, e metodologias) imanentes das teorias sobre a mudança linguística nos seus contextos de origem, quanto no que diz respeito aos valores que esses mesmos conceitos (e terminologias e metodologias) assumiram nos seus contextos de recepção, notadamente, mas não exclusivamente, o Brasil. Os textos que servirão de objeto para o projeto guarda-chuva serão (re)definidos em cada uma das pesquisas individuais; a metodologia de análise, compartilhada pelo conjunto dos pesquisadores, será essencialmente qualitativa, dada a heterogeneidade dos corpora; orientada tanto para o conteúdo proposto (a teoria), quanto para os contextos de recepção (a história factual); os parâmetros de análise dos corpora serão desenhados a partir das três grandes categorias que dão nome ao projeto: a formas linguísticas, as funções linguísticas e suas relações.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Doutorado: (2) .
Integrantes: Maria Cristina Fernandes Salles Altman - Coordenador / Edgard Santana Bikelis - Integrante / Rogério Ferreira da Nóbrega - Integrante.
Historiografia e Epi-historiografia da Metalinguagem Linguística (séculos XVI a XIX) [2015-2020]
Descrição: Projeto de documentação gramatical e lexicográfica que tem como objetivo avançar no mapeamento, na reconstrução e na interpretação da metalinguagem construída em gramáticas e dicionários produzidos por descritores ibero-americanos ou por eles impactados. Essas investigações baseiam-se no substrato construído no Projeto Documenta grammaticae et historiae: projeto de documentação linguística e historiográfica (Altman e Coelho 2006-2010 (Coord.)).
Situação: concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (5) .
Integrantes: Olga Ferreira Coelho Sansone - Coordenador / Stela Danna - Integrante / Bruna Polachini - Integrante / Wellington Santos da Silva - Integrante / Olivia Yumi Nakaema - Integrante / José Bento Cardoso Vidal Neto - Integrante / Rodrygo Yoshiyuki Tanaka - Integrante.
Número de produções C, T & A: 4 / Número de orientações: 4
Formação institucional da área de Letras e Linguística no Brasil (2013-2018)
Descrição: O projeto acompanha os diferentes movimentos que propiciaram a institucionalização da área de estudos sobre a linguagem no Brasil, enfatizando os primeiros passos dados nessa direção durante os séculos XIX e XX. Acredita-se que -- ao lado de pressupostos teóricos, métodos, dados linguísticos, contextos sócio-políticos gerais -- a dinâmica institucional, mapeável a partir da constituição e do funcionamento de associações científicas, instituições de ensino e pesquisa, publicações periódicas, intercâmbios, constitua dimensão relevante para a compreensão das continuidades e descontinuidades na produção do conhecimento e tenha implicações diretas sobre sua maior ou menor aceitação junto aos pesquisadores, isto é, sobre o sucesso ou fracasso de tal conhecimento no âmbito acadêmico. O projeto, assim, promove a preparação de fontes documentais confiáveis para essa historiografia institucional e a descrição e interpretação de alguns de seus momentos-chave no que diz respeito ao Brasil.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (2) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (3) .
Integrantes: Olga Ferreira Coelho Sansone - Coordenador / Bruna Polachini - Integrante / Patrícia de Souza Borges - Integrante / Wellington Santos Silva - Integrante / Lara Rivetti - Integrante / Danna,Stela Maris D.- Integrante / José Bento Cardoso Vidal Neto - Integrante.
Número de produções C, T & A: 46 / Número de orientações: 5
A Guerra Fria Estruturalista (2012-2017)
Descrição: O projeto visa à sistematização de questões relativas à produção, difusão e recepção de alguns dos modelos do chamado estruturalismo linguístico clássico, a partir de parâmetros internos (visão geral do objeto linguagem; incidência da análise; técnicas e procedimentos) e externos (periodização; clima intelectual; motivação do autor).
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1)
Integrantes: Maria Cristina Fernandes Salles Altman - Coordenador / Jessica Dias - Integrante / Mariana Viel - Integrante / Lygia Torelli - Integrante / Edgard Santana Bikelis - Integrante / Carolina Lindenberg Lemos - Integrante.
Número de produções C, T & A: 10 / Número de orientações: 7
A Guerra Fria Estruturalista (fase 2) [2018-Atual]
Descrição: O projeto visa à sistematização de questões relativas à produção, difusão e recepção de alguns dos modelos do chamado estruturalismo linguístico clássico, a partir de parâmetros internos (visão geral do objeto linguagem; incidência da análise; técnicas e procedimentos) e externos (periodização; clima intelectual; motivação do autor).
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Doutorado: (2) .
Integrantes: Maria Cristina Fernandes Salles Altman - Coordenador / Enio Sugyama - Integrante / Patrícia Cardoso - Integrante.
Documenta Grammaticae et Historiae. Projeto de documentação lingüística e historiográfica. (Projeto integrado/ CEDOCH-DL/USP, CNPq, 2006-2011)
O projeto tem como objetivo principal a construção e disponibilização de corpora representativos da tradição gramatical-colonial ibérica e como objetivos específicos: a) a construção de corpora eletrônicos, representativos das línguas que se desenvolveram em território brasileiro, corpora esses a serem disponibilizados pelo Centro de Documentação em Historiografia Lingüística da FFLCH-USP; b) a expansão gradual do escopo da documentação lingüística a ser eletronicamente disponibilizada em duas direções: uma, em que se buscará um corpus equivalente de gramáticas do português; outra, em que se buscará um corpus equivalente de gramáticas do espanhol e/ou de outras línguas americanas, cujo registro se deu dentro da tradição descritiva portuguesa e espanhola; e c) a contribuição para a preservação documental das línguas em foco, tanto aquela relativa à documentação lingüística e ao tratamento dos dados registrados, quanto aquela relativa aos agentes, processos e problemas pertinentes à historiografia da sua produção metalingüística, via a edição on-line dos textos sob análise. As atividades a serem desenvolvidas pelo presente projeto incluem: a compilação, fixação, datação de textos; a digitalização de microfilmes; o tratamento dos documentos por imagem: fotografia ou scanner; a digitação de textos (principalmente gramáticas); o levantamento dos termos pertinentes aos conjuntos vocabulares pretendidos; a escolha de um programa de busca; a marcação do texto: localização dos termos selecionados; a criação de links entre: textos, autores, fontes, datas, línguas; a alimentação dos arquivos; a disponibilização eletrônica da documentação. O resultado esperado é a montagem de um banco de textos representativos da tradição descritiva ibérica, no que diz respeito às línguas Português, Tupi, Guarani, Kimbundo, Quéchua e Japonês, devidamente contextualizados quanto às suas condições de produção e recepção, disponibilizados para pesquisa posterior e devidamente preservados em seu sentido histórico.
Participantes: Cristina Altman e Olga Ferreira Coelho, coordenadoras (USP); Eliza Tashiro (USP); Fernando Macena de Lima (CEDOCH/USP); Roberta Henriques Ragi Cordeiro (CEDOCH/USP)
Estagiários 2007: Bianca Regina Fraga, Fernanda Belarmino da Silva, Julia de Crudis Rodrigues, Renan Bernardes Viani, Renata Fernandes Silveira, Vitória Cortez Cohn, Patricia Souza Borges, Paulo Victor Pivaro Monteiro, alunos do curso de Letras da FFLCH-USP.
Estagiários 2008: Julia de Crudis Rodrigues, Renan Bernardes Viani, Vitória Cortez Cohn, Alexandre Oliveira, Alvaro Miyazawa, Patricia Souza Borges, Renan Viani, Roberta Ragi, Stela Danna, Thiago Muniz, alunos do curso de Letras da FFLCH-USP.
Trabalhos relacionados
Cordeiro, Roberta Henriques Ragi. “Língua e Linguagem na Tradição Quechua - Séculos XVI e XIX”. Projeto de dissertação de Mestrado/ CEDOCH-DL/USP. São Paulo: Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade de São Paulo (2006).
Lima, Fernando Macena de. “Visão e representação nas gramáticas de línguas Tupi (séculos XVI – XIX): Historiografia da descrição dos sistemas de posse.” Projeto de dissertação de Mestrado/ CEDOCH-DL/USP. São Paulo: Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade de São Paulo (2006).
Praxedes, Silvana Gurgel. “O período dito científico dos estudos lingüísticos brasileiros na questão da colocação pronominal”. Dissertação de Mestrado/ CEDOCH-DL/USP. São Paulo: Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade de São Paulo (2008).
Altman, Cristina. A emergência do sintagma nominal na tradição americanista brasileira. Projeto de documentação lingüística e historiográfica. Projeto individual. CEDOCH-DL/USP/ CNPq São Paulo: Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade de São Paulo (2006)
A lingüística no Brasil: estórias e histórias em primeira pessoa do singular (1995-vigente), Altman, C. , coord.
O projeto tem como objetivo principal o mapeamento das atividades das primeiras gerações de lingüistas que adentraram no cenário acadêmico brasileiro nas décadas de 1960 e 1970, bem como da sua produção lingüística, tal como se perceberam, ou como foram percebidas pelos seus contemporâneos. São objetivos específicos a serem perseguidos pelo projeto: a) o arquivamento e catalogação das fitas já gravadas pela equipe anterior, bem como o arquivamento e catalogação das fotos e fitas de vídeo disponíveis, a partir de critérios compatíveis; b) a avaliação das lacunas de informação e/ou de documentação existentes no acervo e a conseqüente seleção das entrevistas e das imagens; c) o levantamento de dados bio-bibliográficos das entrevistas/entrevistados selecionados; caracterização da sua personalidade acadêmica; definição do(s) ponto(s) de interesse que podem ser considerados compartilhados ou não compartilhados pela sua geração acadêmica; d) a localização e complementação das informações e da documentação pertinente, inclusive audiovisual (fotos, filmes), bem como a organização, arquivamento, edição das ‘provas do autor’ e, finalmente, e) publicação e divulgação do material on-line e em boletim dos textos resultantes.
Trabalhos relacionados.
Batista, Ronaldo de Oliveira. A Gramática Gerativa em perspectiva historiográfica. Tese de Doutorado. CEDOCH-DL/USP. São Paulo: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (2007).
Felix, Lyvia. “O tratamento da Lingüística na Lingüística Brasileira (1960-1980).” Projeto de Iniciação Científica. PIBIC/ CEDOCH-DL/USP. São Paulo: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (2005-2006).
Cruz, Aline. “Primeira pessoa do singular: línguas indígenas. Presença e ausência na lingüística brasileira.” Projeto de Iniciação Científica. PIBIC/ CEDOCH-DL/USP. São Paulo: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (2001-2002).
Matsubara-Morales, Leiko. “100 anos de imigração japonesa no Brasil: o japonês como ensino de língua estrangeira”. Projeto de tese de doutorado. CEDOCH-DL/USP. São Paulo: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (2004).