O Centro de Documentação em Historiografia da Linguística (CEDOCH) se instaurou junto ao Departamento de Linguística da Universidade de São Paulo em 1994, congregando um grupo de alunos coordenados pela professora Cristina Altman, que se denominou informalmente 'Grupo de Estudos em Historiografia Linguística'.
Orientado principalmente para a implantação e desenvolvimento de uma linha de pesquisa em historiografia linguística, desde então o Centro tem servido de guarida a um conjunto de pesquisas e atividades acadêmicas inter-relacionadas, que visam à uma historiografia da pesquisa linguística brasileira, a partir de um conjunto de princípios metodológicos compartilhados pelo grupo.
Durante esse período, o Centro viabilizou mais de três dezenas de projetos de Iniciação Científica, 21 Mestrados, 13 Doutorados, mais de uma centena de participações em eventos e de publicações. Também promoveu congressos, exposições, seminários e grupos de trabalho, tanto no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade de São Paulo, quanto em associação com outros programas ligados à ANPOLL, ALFAL, GEL e ABRALIN.
Em 2004, o CEDOCH foi credenciado como um centro complementar de pesquisa da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo.