Integrantes atuais


foto Cristina Altman

Profª Titular Cristina Altman (coordenadora) [Currículo Lattes] [e-mail]  

Área de atuaçãoHistoriografia da Linguística Brasileiras / Séculos XVI a XIX

  Professora Titular do Departamento de Lingüística da Universidade de São Paulo, onde atua desde 1983. Possui graduação em Letras pela Universidade de São Paulo (1977), mestrado em Lingüística pela Universidade de São Paulo (1986) e doutorado em Lingüística pelas Universidades Católica de Louvain (Leuven, Bélgica) e de São Paulo. Realizou estágios pós-doutorais na Universidade de Harvard e no M.I.T.; na Universidade de Amsterdam (2006); no Instituto Iberoamericano de Berlin em duas ocasiões (2009 e 2014) e na Tokyo University of Foreign Studies (2010). Tem experiência na área de Lingüística, com ênfase em Pragmática, e trabalha principalmente em torno dos seguintes temas: historiografia linguística, linguística brasileira, gramáticas coloniais sul-americanas, estruturalismo linguístico. 

 

 

foto Olga Coelho

Profª Drª Olga Ferreira Coelho Sansone [Currículo Lattes] [e-mail 1] [e-mail 2]

Área de atuação: Historiografia Linguística / Séculos XIX e XX

  É doutora em Semiótica e Linguística Geral pela Universidade de São Paulo e realizou estágio de pós-doutorado na Tokyo University of Foreign Studies. Editou a Revista do GEL (2008-2012), coordenou o GT Historiografia da Linguística Brasileira da ANPoLL (2008-2012), foi membro da Diretoria do GEL (2012-2013) e coordenadora do Programa de Pós-graduação em Linguística da USP (2012-2014). É professora do Departamento de Linguística da USP, onde desenvolve projetos de pesquisa sobre os seguintes temas: processos de institucionalização da área de Letras e Lingüística no Brasil; metalinguagem na tradição gramatical ibero-americana; história da gramática; história do tratamento do léxico; métodos de descrição das línguas do Brasil. Mãe de uma menina, esteve em licença maternidade no primeiro semestre de 2016.

 

foto Bruna Soares Polachini

Bruna Soares Polachini [Currículo Lattes] [e-mail]

   É doutora em Letras. Seu doutoramento foi realizado no Programa de Semiótica e Linguística Geral da Universidade São Paulo (USP), entre 2013 e 2017, na área de Historiografia Linguística. Na tese de doutorado faz uma historia serial da gramaticografia brasileira de língua portuguesa oitocentista, considerando duzentas gramáticas publicadas no período, e observa a evolução conceitual do 'verbo substantivo' e conceitos atrelados a ele em dezoito gramáticas do mesmo período, sob orientação da Profa. Dra. Olga Ferreira Coelho Sansone. Entre abril e junho de 2016, foi Visiting Scholar na KU Leuven (Bélgica), sob supervisão do Prof. Dr. Pierre Swiggers e do Prof. Dr. Toon Van Hal. Obteve título de Mestra em Letras, também pela Universidade de São Paulo, com uma pesquisa em que estudou o tratamento da sintaxe apresentado em seis gramáticas brasileiras do século XIX em suas camadas teórica, técnica, documental e contextual, sob orientação da Profa. Dra. Olga Ferreira Coelho Sansone. É Bacharel (2011) em Letras (Português e Linguística) pela mesma Universidade e pesquisadora do Centro de Documentação e Historiografia Linguística (CEDOCH) grupo coordenado pela Profa. Dra. Cristina Altman e pela Profa. Dra. Olga Ferreira Coelho Sansone. 

 

Foto Alessandro Beccari

Alessandro Jocelito Beccari [Currículo Lattes] [e-mail 1] [e-mail 2]

  Possui Licenciatura em Português e Inglês (2005) e Bacharelado em Latim com ênfase em Estudos Linguísticos (2007) pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). É mestre (2007) e doutor em Letras (2013) também pela UFPR. No mestrado e doutorado, optou pela linha de pesquisa de História e Filosofia da Linguística. Estudou a produção gramatical do final da Idade Média e traduziu a Gramática Especulativa, de Tomás de Erfurt (c. 1310). É professor de Língua Latina do Curso de Graduação em Letras e docente do Mestrado Profissional PROFLETRAS, da FCL-UNESP/Assis. Atualmente desenvolve uma pesquisa de pós-doutorado junto ao Centro de Documentação em Historiografia Linguística do Departamento de Linguística da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da Universidade de São Paulo (CEDOCH-DL-USP), sob supervisão da Professora Doutora Olga Ferreira Coelho Sansone; a pesquisa tem como objetivos a tradução, interpretação e análise do Livro XVII, o tratado Sobre a Construção, das Instituições Gramaticais de Prisciano Cesariense (séc. VI) e uma abordagem do impacto dessa obra em textos gramaticais utilizados para o ensino do Latim em Portugal no final da Idade Média. Tem experiência em Língua e Literatura Latina, Estudos Clássicos, Língua Inglesa, Estudos Linguísticos, Historiografia Linguística e Língua Portuguesa.

 

foto Eduardo

Eduardo Ferreira dos Santos [Currículo Lattes] [e-mail]

    Professor Adjunto da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB) - Campus dos Malês em São Francisco do Conde - BA. Atualmente desenvolve pesquisa de pós-doutorado junto ao Centro de Documentação em Historiografia Linguística (CEDOCH) do Departamento de Linguística da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da Universidade de São Paulo (USP), sob supervisão da Professora Doutora Olga Ferreira Coelho Sansone. Possui doutorado (2015) e mestrado (2010) em Filologia e Língua Portuguesa pela Universidade de São Paulo (USP), desenvolvendo trabalhos sobre aspectos sintáticos do português falado em Angola. Atua na área de teoria e análise linguística (com interesse nos estudos morfossintáticos), ensino de gramática, historiografia linguística. linguística africana, português na África e contato linguístico. É integrante do Projeto Libolo, do grupo GELIC (DLCV/FFLCH/USP) e membro do CEDOCH (DL/FFLCH/USP). 

 

foto Enio Sugiyama Junior

Ênio Sugiyama Junior [Currículo Lattes] [e-mail]

    Professor adjunto de Língua Portuguesa do Centro das Humanidades- CEHU da Universidade Federal do Oeste da Bahia- UFOB. Graduado em Letras (Português/Linguística) pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas- FFLCH-USP, mestre em Filologia e Língua Portuguesa e doutor em Semiótica e Linguística Geral pela mesma instituição. Membro pesquisador do Centro de Documentação em Historiografia Linguística- CEDOCH do Departamento de Linguística da FFLCH-USP. Desenvolve pesquisas sobre o ensino de Linguística no Brasil.

foto edgard bikelis

Edgard Santana Bikelis [Currículo Lattes] [e-mail]

    Mestre em Linguística pelo Programa de Pós-Graduação em Semiótica e Linguística Geral da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP), tendo sua pesquisa sido financiada pelo CNPq, e realizada no campo da Historiografia Linguística, junto ao Centro de Documentação em Historiografia Linguística da Universidade de São Paulo (CEDOCH-USP), sob o título "O Conceito de Sistema no Mémoire sur le système primitif des voyelles dans les langues indo-européennes". Fez sua Iniciação Científica, sob orientação de Mário Ferreira, com o título "Hinos de Tipologia Divergente na Ṛgvedasaṃhitā". É graduado em Latim pela mesma universidade. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Letras Clássicas e Linguistica Indo-Europeia.

 

 

foto José Neto

José Bento Cardoso Vidal Neto [Currículo Lattes] [e-mail]

   Doutor em Linguística pelo Programa de Semiótica e Linguística Geral, DL-FFLCH-USP (2020), Mestre em Letras pelo Programa de Filologia e Língua Portuguesa, DLCV-FFLCH-USP (2010) e graduado em Letras-Português (2006) pela mesma instituição. É membro do CEDOCH-USP, atuando nos seguintes temas: gramaticografia brasileira, séculos XIX e XX, Júlio Ribeiro. Profissionalmente, atua como professor de Português do Ensino Médio, no Colégio Ítaca. 

foto Karina Gonçalves de Souza de Oliveira

Karina Gonçalves de Souza de Oliveira [Currículo Lattes] [e-mail]

    Bacharela em Letras com habilitação em Português e Linguística (2014), licenciada em Letras (2015) e mestre (2016) em Semiótica e Linguística Geral pela Universidade de São Paulo. Desenvolveu pesquisa de mestrado sobre a adaptação fonológica de novas palavras no esperanto. Atualmente, realiza pesquisa na área de Historiografia Linguística, sobre a Fonética e a Fonologia no Brasil, durante a segunda metade do século XX. Membro do Centro de Documentação em Historiografia Linguística (CEDOCH - USP). Professora de português para estrangeiros na Universidade de Estudos Estrangeiros de Busan (Busan University of Foreign Studies - BUFS), na Coreia do Sul.

 

foto Olivia Yumi Nakaema

Olivia Yumi Nakaema [Currículo Lattes] [e-mail]

    Bacharel em Direito e Letras, nas habilitações Português e Japonês, e mestre em Língua, Literatura e Cultura Japonesa pela Universidade de São Paulo, mestre (M.A.) em Literatura Japonesa pela Universidade de Osaka e doutoranda pelo Programa de Semiótica e Linguística Geral da Universidade de São Paulo. Tem interesse pela área de historiografia linguística, língua, cultura e literatura japonesa, e ensino de línguas. Atualmente é professora no Instituto Superior de Educação de São Paulo - Instituto Singularidades, e na Chapel School.

foto Patricia Cardoso

Patrícia Cardoso [Currículo Lattes] [e-mail]

     Doutoranda em Linguística na Universidade de São Paulo - USP, Mestra em Letras Universidade Estadual do Centro-Oeste/ UNICENTRO (2015) e Graduação em Letras Português e suas literaturas UNICENTRO (2012). Foi bolsista do Programa de Ensino Tutorial - PET-Letras e voluntária do programa de Iniciação Científica. Atualmente é professora colaboradora da Universidade Estadual do Centro-Oeste/ UNICENTRO. Desenvolve estudos nas áreas: historiografia linguística, linguística no Paraná, língua portuguesa e ensino, análise do discurso e leitura.

 

foto Rodrygo Yoshiyuki Tanaka

Rodrygo Yoshiyuki Tanaka [Currículo Lattes] [e-mail]

   É professor do curso de Letras da Universidade Federal do Amazonas. Licenciado em Português/Japonês pela Unesp - campus Assis, com mestrado sobre Lexicografia da Língua Japonesa. Atualmente faz doutorado sobre a historiografia da produção européia sobre a língua japonesa entre os anos de 1543 e 1856. Tem interesse por línguas, lexicografia japonesa, historiografia da linguística japonesa e ensino de L2.

foto Rogério Augusto Monteiro Cardoso

Rogério Augusto Monteiro Cardoso [Currículo Lattes] [e-mail]

    Possui graduação em Letras - Língua e Literatura Portuguesa pela Universidade Federal do Amazonas (2016), mestrado em Filologia do Português pela Universidade de São Paulo (2019) e, atualmente, é doutorando em Historiografia Linguística também pela Universidade de São Paulo.

 

foto Rogério Ferreira da Nóbrega

Rogério Ferreira da Nóbrega [Currículo Lattes] [e-mail]

   Possui graduação em Letras Alemão e Português (2008) e mestrado em Linguística (2015) pela Universidade de São Paulo (USP). Atualmente, é doutorando pelo Programa de Pós-graduação em Linguística da USP e membro do Centro de Documentação em Historiografia da Linguística (CEDOCH-DL-USP). Atua na área de Linguística, com especial interesse nos seguintes temas: historiografia da linguística, linguística histórica, germânica e brasileira.

foto Stela Maris Detregiacchi Gabriel Danna

Stela Maris Detregiacchi Gabriel Danna [Currículo Lattes] [e-mail

    Doutora e Mestra em Letras - Linguística, pela Universidade de São Paulo. Bacharel e licenciada em Letras: Português/Espanhol pela Universidade de São Paulo, com estágio de intercâmbio na Universidad Autónoma de Madrid (Espanha). Atualmente, é pesquisadora do Centro de Documentação em Historiografia Lingüística (CEDOCH-DL/USP) e editora de espanhol e inglês pela FTD Educação. 

 

julia

Julia Lourenço [Currículo Lattes] [e-mail]      

   Pós-doutoranda no Departamento de Linguística da Universidade de São Paulo (CEDOCH-USP) sob a supervisão da Profa. Cristina Altman. Pós-doutora (2021) em Linguística pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar-FAPESP) sob a supervisão do Prof. Roberto Baronas, com período de estágio de pesquisa (BEPE-FAPESP) sob a supervisão da Profa. Marie-Anne Paveau. Mestra (2013) e Doutora (2017) em Semiótica e Linguística geral pela Universidade de São Paulo (USP) sob a orientação da Profa. Norma Discini, também com período de estágio no exterior (PDSE-Capes/2014) sob a orientação do Prof. Dominique Maingueneau. Graduada em Licenciatura plena em Letras Português/Inglês na UFSCar (2011). Contemplada, em 2021, com o Prêmio Joaquim Mattoso Câmara Jr. da Associação Brasileira de Linguística (ABRALIN) - juntamente com o prof. Baronas - pela organização da tradução para o português do livro "Análise do discurso digital: dicionário das formas e das práticas" de Marie-Anne Paveau. Desenvolve pesquisas em Análise do discurso, Semiótica e Historiografia Linguística, tendo maior interesse pelas temáticas relacionadas aos feminismos.

 

Foto Bruno Fochesato Alves

 

Bruno Fochesato Alves [Currículo Lattes] [e-mail]

    Mestrando em Semiótica e Linguística Geral na Universidade de São Paulo. Graduado em Letras - Linguística pela Universidade de São Paulo (2020). Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Historiografia Linguística.

foto augusto

Augusto Vicente Neto [Currículo Lattes] [e-mail]

    Cursando Bacharel e Licenciatura em Letras com Habilitação em Português e Linguística na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (USP). Atuou na área de Ensino como Professor Auxiliar Bolsista na Escola de Aplicação da Faculdade de Educação da USP, através do Projeto Unificado de Bolsas (PUB). Realizou pesquisa de Iniciação Científica pelo Instituto de Matemática e Estatística da USP na área de Compreensão de Linguagem Natural, como membro do Projeto A.D.A - Assistência Distribuída Avançada, com bolsa PIBIT/CNPq. Atualmente contribui na realização do projeto de Revitalização do Centro de Documentação em Historiografia da Linguística (CEDOCH - DL/USP) e faz parte como estudante de graduação do Grupo de Pesquisa Filosofia, Educação, Linguagem e Pragmática cadastrado no diretório de grupo de pesquisa do CNPq. Tem interesse nas áreas de epistemologia linguística, historiografia linguística, filosofia da linguagem, filosofia da linguística e educação.

 

foto Denis

Dênis Douglas Veiga de Souza [Currículo Lattes] [e-mail]

    Possui graduação em Letras (Português e Linguística) na Universidade de São Paulo,com interesse em pesquisa e ensino nas diversas áreas das Humanidades (História e Estudos Culturais) e da Linguagem (Filologia, Tradutologia e Linguística, notadamente das Línguas Portuguesa, Espanhola e Armênia), com Iniciação Científica realizada nesta última área.

foto Felipe

Felipe Prais Almeida [Currículo Lattes] [e-mail]

    Graduando em Letras, bacharelado e licenciatura, pela FFLCH-USP, com habilitação em Português e Linguística. Atualmente, desenvolve pesquisa de Iniciação Científica na área de Historiografia Linguística, sob orientação da professora Olga Coelho. Tem interesse nos campos de estudos sobre as ciências, em perspectiva inter/transdisciplinar. 

foto Isadora

Isadora Moreira Cavalcanti Vaz [Currículo Lattes] [e-mail] [e-mail 2]

      Graduanda em Letras (Português e Inglês) pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP. Atualmente, desenvolve um projeto de Iniciação Científica, na área de Historiografia Linguística, sobre os depoimentos cedidos pelos ex-presidentes do GEL (Grupo de Estudos Linguísticos do Estado de São Paulo), para a comemoração dos 50 anos da instituição.

.

Italo Alves da Mota [Currículo Lattes] [e-mail]

    Cursando Bacharelado e Licenciatura em Letras com Habilitação dupla em Português e Hebraico na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (USP). Contribuiu como Monitor por meio da Bolsa PEG na disciplina Introdução à Língua Portuguesa I, ministrado pela Professora Doutora Verena Kewitz (USP-DLVC). Atualmente contribui na realização do projeto de Revitalização do Centro de Documentação em Historiografia da Linguística desenvolvido pela Professora Doutora Olga Coelho (USP-CEDOCH-DL). Tem interesse nas áreas de filosofia da linguagem, filologia, linguística do hebraico e questões bíblicas como literatura.

foto Pedro

Pedro Henrique Camargo Freire [Currículo Lattes] [e-mail]

    Cursando Bacharel e Licenciatura em Letras com Habilitação em Português e Linguística na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (USP). Contribuiu como monitor do Programa Unificado de Bolsas (PUB), no projeto "Línguas na USP, Línguas da USP", pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FEUSP), sob a coordenação do professor Milan Puh. Realiza Iniciação Científica pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, na área de historiografia linguística, estudando os manuais de linguística utilizados para ensino e formação dos linguistas no Brasil, com bolsa do CNPq, sob orientação da Profa. Dra. Olga Ferreira Coelho Sansone. Tem interesse nas áreas de historiografia linguística, história da ciência, filosofia da linguagem e no ensino e aprendizagem de línguas.

Picsart 22-09-08 20-06-15-942 0

Débora Maria de Jesus [Currículo Lattes] [e-mail]

     Graduanda do curso de História, bacharelado e licenciatura, na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (USP). Atualmente contribui para a realização do projeto de Revitalização do Centro de Documentação em Historiografia da Linguística elaborado pela Profa. Dra. Olga Ferreira Coelho Sansone.


Outros integrantes


foto Jessica

Jéssica Gomes de Luiz [Currículo Lattes] [e-mail]

    Graduação em Letras com habilitação dupla em Português e Inglês na Universidade de São Paulo (USP) desde 2010. Possui interesse nos estudos em Linguística, em especial, na área de Historiografia Linguística.

foto Julia C.

Julia de Crudis Rodrigues [Currículo Lattes] [e-mail]

     Bacharel em Letras com habilitação em Português e em Linguística pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo. Licenciada em Letras pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. Atualmente é pesquisadora do grupo de Historiografia Linguística do CEDOCH/DL/USP.

foto Lygia

Lygia Rachel Testa Torelli [Currículo Lattes] [e-mail 1] [e-mail 2]

   Mestra em Letras pela Universidade de São Paulo (Linguística-Historiografia), completou master 1 em Ciências da Linguagem na Universidade Sorbonne Nouvelle (Paris). Concluiu, também na Universidade de São Paulo, Licenciatura em Letras (Português-Francês), os bacharelados de Letras (Português-Francês) e de Comunicação Social (Relações Públicas). Atuou como assistente internacional na Universidade de Guelph (Canadá), como assistente de coordenação e formadora profissional nos Cursos Extracurriculares de Francês da USP e como docente na Aliança francesa de São Paulo, na Fundação Getúlio Vargas e na Escola Superior de Propaganda e Marketing. Desde a graduação em Letras, trabalhou sobre quatros temas, no âmbito dos respectivos grupos de estudo de que foi membro: Didática do francês (FLEPE-USP), Formação de professores (ALTER-AGE-USP), Linguística Cognitiva (LLIC-USP) e Historiografia Linguística (Cedoch-USP). 

foto Patricia Borges

Patrícia de Souza Borges [Currículo Lattes] [e-mail]

   Mestra em Letras pelo Departamento de Linguística da Universidade de São Paulo (USP) na área de Historiografia Linguística (2015) com a dissertação "Línguas africanas e português brasileiro: análise historiográfica de fontes e métodos de estudos no Brasil (séc. XIX-XX)". Possui graduação em Letras pela USP (bacharelado e licenciatura em Língua Portuguesa e Língua Espanhola). Desenvolveu diversos projetos como estagiária no CEDOCH do Departamento de Linguística da USP. Atuou como docente adjunta na FAFIMA (Faculdade de Filosofia Ciência e Letras de Macaé) na área de linguística e também como professora substituta de espanhol no Instituto Federal Fluminense (Campus Macaé).

foto Lygia Rachel Testa Torelli

Wellington Santos da Silva [Currículo Lattes] [e-mail]

  Mestre em Linguística pelo Programa de Pós-Graduação em Semiótica e Linguística Geral da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP), tendo realizado sua pesquisa no campo da Historiografia Linguística, junto ao Centro de Documentação em Historiografia Linguística da Universidade de São Paulo (CEDOCH-USP). É graduado em Letras (Português e Linguística) pela mesma Universidade. Atualmente, realiza pesquisa de Doutorado em Linguística também na FFLCH-USP (CNPq), com período de estágio-sanduíche junto à Universiteit van Amsterdam (CAPES). Seu trabalho se encontra no campo da História Linguística, sobretudo no que diz respeito às teorias de Contato Linguístico. Seus temas de interesse são: História Linguística, Linguística Histórica, contato linguístico, Linguística Africana, mudança linguística e Historiografia Linguística.