Curso: A polarização sociolinguística do Brasil: fundamentos teóricos e metodológicos

O Centro de Documentação em Historiografia Linguística (CEDOCH) do Departamento de Linguística da USP promove o curso A polarização sociolinguística do Brasil: fundamentos teóricos e metodológicos, a ser ministrado por Dante Lucchesi (UFF).

Serão três encontros presenciais, nos dias 21, 22 e 23 de março, das 9h às 12h30, com intervalo de 30 minutos. O primeiro encontro será dedicado ao modelo teórico da Sociolinguística: histórico, conceitos fundamentais e metodologia de pesquisa. O segundo oferecerá um panorama da história sociolinguística do Brasil, focalizando o contato entre línguas. E o terceiro lidará com análises sociolinguísticas realizadas, ou que podem ser realizadas, a partir do algoritmo da polarização sociolinguística do Brasil. As inscrições estão abertas para o público em geral e podem ser feitas pelo  formulário on-line, até o dia 20 de março, um dia antes do início dos encontros. Haverá emissão de certificado aos inscritos.

Dante Lucchesi é professor titular de Língua Portuguesa da UFF. O docente coordena o Projeto Vertentes do Português Popular do Estado da Bahia, que se dedica ao estudo da realidade sociolinguística do Brasil e de sua formação sócio- histórica, considerando particularmente o contato entre línguas. É autor dos livros Língua e Sociedade Partidas; Sistema, Mudança e Linguagem; e organizador e autor do livro O Português Afro-Brasileiro. Recebeu o Prêmio Jabuti (2º Lugar), no ano de 2016, na Categoria Teoria/Crítica Literária, Dicionários e Gramáticas, por seu livro Língua e Sociedade Partidas. 

Para mais informações: cedoch@usp.br