XI Minienapol 2018

Apresentação · Arquivo · Álbum de Fotos · Datas Importantes
Inscrição · Comissão Organizadora · Comitê Científico · Local do Evento
Minicurso · Programação · Caderno de Resumos · Contato

 

Apresentação

O Centro de Documentação e Historiografia Linguística (CEDOCH – DL – USP) tem o prazer de convidá-los todos para o XI MiniEnapol de Historiografia Linguística, que ocorrerá nos dias 17, 18 e 19 de outubro de 2018.

Este evento teve sua primeira edição em 1999, e as seguintes em 2000, 2002, 2004, 2010, 2011, 2013, 2015, 2016 e 2017. Convidamos os pesquisadores a submeterem trabalhos produzidos em Historiografia Linguística sob qualquer uma das propostas teórico-metodológicas da área.

 

Datas importantes

Prazo para inscrições de comunicação oral: 15 de maio a 15 de junho de 2018. Inscrições prorrogadas até 14 de julho de 2018. Não há prazo para a inscrição de ouvintes. 

Divulgação de carta de aceite: 03 de setembro.

Pagamento de inscrição com apresentação de trabalho (R$ 40,00), de 03 a 15 de setembro.

Inscrição

A inscrição de comunicação oral deve ser feita no formulário abaixo. Exige-se um resumo que cumpra os requisitos seguintes:

  • Tamanho: ter entre 200 e 300 palavras;
  • Citação: de acordo com as normas da ABNT. As referências completas não precisam constar no resumo;
  • Conteúdo: base teórica, objetivos, metodologia utilizada, e resultados obtidos (se houver);
  • Pertinência: o trabalho deve ter relação estrita com o campo da Historiografia Linguística;

Pede-se também que o resumo não identifique o seu autor, a fim de garantir o seu anonimato durante a avaliação e, assim, a justeza do processo avaliativo. Os resumos serão avaliados pelo Comitê Científico elencado abaixo.

 

Formulário de Inscrição para o MiniEnapol

 

 

Comitê Científico

  • Cristina Altman (USP)
  • José Borges Neto (UFPR)
  • Maria Filomena Gonçalves (Universidade de Évora – Portugal)
  • Maria Carlota Rosa (UFRJ)
  • Marli Quadros Leite (USP)
  • Olga Coelho (USP)
  • Ricardo Cavaliere (UFF)
  • Neusa Barbosa Bastos (PUC)

 

Comissão Organizadora

Pesquisadores do CEDOCH:

  • Karina Gonçalves de Souza de Oliveira (Coordenadora)
  • Olivia Yumi Nakaema (Vice-coordenadora)
  • Cristina Altman
  • Olga Ferreira Coelho
  • José Bento Cardoso Vidal Neto
  • Edgard Bikelis
  • Stela Maris Danna
  • Bruna Polachini
  • Ênio Sugiyama Júnior 
  • Dênis Douglas Veiga de Souza
  • Bruno Fochesato Alves
  • Patrícia Cardoso

 

Local do Evento

  • Sala 266 do Prédio de Letras, na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, FFLCH–USP
    Av. Prof. Luciano Gualberto, 403 - Butantã, São Paulo - SP, 05508-000.
    Veja no mapa.

Minicurso

Recent approaches to the study of missionary colonial and colonial grammars and dictionaries
within the context of the history of descriptive linguistics.

Formulário de Inscrição para o Minicurso

O Prof. Dr. Otto Zwartjes, do Laboratório de História das Teorias Linguísticas da Université Paris 7- Diderot, ministrará, em inglês, um minicurso nas manhãs dos dias do evento, das 9h ao meio-dia, na mesma sala 266 do MiniEnapol. O resumo do minicurso é o que segue.

In this introductory course in missionary linguistics, some representative texts written in the pre-modern period in Spanish, Portuguese and Latin (16th-19th century), will be analysed and compared. In the first place an attempt will be made to contextualize these text in the period they were written (prologues, didactics, objectives). Secondly, an impression will be given how some missionaries attempted to find creative solutions for the description of non-Western languages, while using the traditional Greco-Latin based framework. The third topic highlights the history of lexicography. The main question to be answered is how did these missionaries collect their material, how did they compile there works, and how did they solve some specific problems related to lexicography (the micro-structure of the entries and lemmatization practices). The final part will be devoted to didactical-pedagogical theories and practices. How did they teach? How did they learn? In the conclusion some comparisons will be made between works written in (1) different periods (for instance the 16th or the 18th century), or (2) describing typologically different languages, and works (3) written by members of different religious orders, and finally (4) those texts produced by authors who used a different meta-language (Spanish, Portuguese and Latin).

 

 

Contato com o CEDOCH

Endereço: Av. Prof. Lineu Prestes, 159, S7.
CEP 05508-900 - São Paulo - SP - Brasil
Telefone: +55 (11) 3091-2114
E-mail: cedoch@usp.br