É com profundo pesar que comunicamos o falecimento do professor E.F.K. Koerner, no dia 6 de janeiro de 2022.

Nascido em fevereiro de 1939, E.F.K. Koerner foi responsável por uma grande reestruturação da pesquisa sobre a história do conhecimento linguístico a partir dos anos 1970. Deve-se ao historiógrafo um conjunto volumoso, regular e profícuo de reflexões epistemológicas, teóricas e metodológicas em Historiografia Linguística, campo de estudos que ajudou a criar e a consolidar como especialidade da Linguística. Desenvolveu análises que mudaram, ou ao menos polemizaram, formas antes usuais de lidar com personalidades, obras, escolas, em ensaios inescapáveis sobre a Linguística dos séculos XIX e XX. O trabalho como editor-fundador do periódico Historiographia Linguistica e de séries monográficas junto à John Benjamins, ademais, pautou a qualidade da pesquisa, do ensino e das formas de publicização do conhecimento na área.

Complementarmente a essa marcante presença intelectual, esteve sempre atento a atividades organizacionais. Associações como a Henry Sweet Society for the Historyof Linguistic Ideas (HSS) e a North American Association for the History of the Language Sciences (NAAHoLS) contaram com sua participação como membro-fundador. Em 1978, ele organizou a primeira International Conference on the History of the Language Sciences (ICHoLS), que segue como um fórum relevante para o debate internacional em novas edições.

Interlocutor próximo e frequente de Cristina Altman, ofereceu curso de pós-graduação no Departamento de Linguística da USP, participou de workshop sobre editoração promovido pelo CEDOCH e do encontro de fundação do GT Historiografia da Linguística Brasileira da ANPoLL nos anos 1990, e continuou acompanhando de perto o desenvolvimento das investigações e das redes de cooperação na área no Brasil.

A foto 1 é de setembro de 1997, no auditório da História-USP.

Auditório História-USP

A foto 2 é da cerimônia em que recebeu o título de Doutor Honoris Causa da Universidade de Edimburgo, em 2018 (o título foi entregue em Berlim).

Koerner_titulo de doutor

O vídeo é do lançamento de livro em sua homenagem, editado em 2014 por Kemmler & Atman, com prefácio de Carlos Assunção: Koerner's Book Launch in Portuguese, celebrating his 75th birthday: