O De Constructione de Prisciano: um estudo historiográfico de seu impacto na produção gramatical ibérica da Baixa Idade Média

Resumo

Alessandro Beccari é docente do Curso de Licenciatura em Letras da UNESP/FCL-Assis e do Mestrado Profissional PROFLETRAS.  Em seu estágio pós-doutoral, sob supervisão da Professora Doutora Olga Ferreira Coelho Sansone, junto ao Centro de Documentação em Historiografia Linguística (CEDOCH) do Departamento de Linguística da USP, desenvolve pesquisas que têm como objetivos: (1) uma tradução integral do Livro XVII, conhecido como De Constructione (“Sobre a construção”), das Institutiones Grammaticae (“Instituições Gramaticais”) de Prisciano Cesariense (séc. VI), de importância fundamental para a compreensão das reflexões acerca das línguas e da linguagem na Antiguidade e Idade Média, e (2) uma abordagem do impacto dessa obra em um tratado gramatical português da primeira metade do séc. XV, os Notabilia Alcobacenses (“Anotações Alcobacenses”) (1427), escrito pelo monge cisterciense Juán Rodrígues de Caracena, considerado o exemplar mais completo da aplicação da gramática especulativa para o ensino da sintaxe latina em Portugal.  Em particular, com relação aos Notabilia Alcobacenses, tem-se em vista um primeiro mapeamento de citações diretas ou indiretas às teorias sintáticas das Institutiones Grammaticae.  Ao levar em conta o valor intrínseco dos textos gramaticais da Antiguidade e Medievo (LAW, 1993, p. 2 apud FORTES; ROCHA; FREITAS; MORAIS; SILVA, 2016, p. 54), esta pesquisa é desenvolvida a partir das perspectivas da Historiografia Linguística, da Filosofia da Linguística e dos Estudos Clássicos e Medievais.

Palavras-chave: Historiografia Linguística. Gramaticografia Greco-latina. Gramática Especulativa.

Outros produtos relacionado ao Pós-doutorado de Alessandro Beccari:

divulgação