Livros recentemente publicados

a guerra fria estruturalista

A guerra fria estruturalista: estudos em historiografia linguística brasileira (Cristina Altman

Descrição:

A Guerra fria estruturalista é a grande metáfora utilizada no livro para ilustrar a complexa rede de oposições que se criou no contexto da II Guerra Mundial em torno das teorias formalistas e funcionalistas que moldaram as ciências da linguagem no século XX. Valendo-se dos fundamentos da historiografia linguística, o conjunto de artigos que compõem o volume reconstrói os modos de recepção de ambos os quadros teóricos no Brasil, onde as diferenças teóricas e metodológicas entre ambos se revestiram de valores geopolíticos: estar do ‘lado teórico’ dos europeus, ou do ‘lado teórico’ dos norte-americanos foi um importante fator de polarização entre os linguistas dos conturbados anos pós-guerra, também no Brasil. Valendo-se de documentação inédita e de materiais não publicados como cartas e entrevistas, o livro revela os bastidores do fazer científico tal como praticado por homens e mulheres reais, em suas grandezas e fragilidades.

Livro a venda na Editora Parábola.

fontes para a historiografia linguística

Fontes para a historiografia linguística: caminhos para a pesquisa documental (Olga Coelho)

Descrição:

A Historiografia da Linguística tem experimentado certa expansão e diversificação nos últimos anos no Brasil. Ganha espaço em disciplinas e em cursos especializados em universidades, em grupos de pesquisa, nas associações de linguistas, em publicações, em debates promovidos em diversos fóruns – como os eventos tradicionais da área, ou as lives que povoaram 2020 e que seguem, em 2021, ocupando e engajando pesquisadores e estudantes na defesa da essencialidade do conhecimento, em especial aquele produzido nas Humanidades. Sendo encaminhadas por pesquisadores experimentados e também por estudantes e jovens professores, as investigações na área se dão em núcleos espalhados por todas as regiões do país.

Inserido neste cenário propício à renovação e interessado em promover pesquisadores jovens e promissores, este livro põe o foco em como selecionar, reunir, organizar e analisar documentos para cada tipo de investigação, dando especial destaque para os processos de constituição e de exploração de bancos de dados e trazendo à cena aberta a "arte" de bastidores que precede a escrita da história do conhecimento linguístico.

Livro a venda na Editora Pontes.