Lançamento: “O canto fala mais: da acústica à cognição”
Acaba de sair o livro “O canto fala mais: da acústica à cognição” resultante da tese de livre-docência de Bia Raposo Medeiros. O objetivo da obra é mostrar um percurso de estudos sobre fala e canto a partir da fonética, utilizando uma linguagem que alcance tanto os círculos acadêmicos quanto o público leigo. Tratado como um tema que pode ser estudado pela ciência da linguagem, a linguística, e também pode ser analisado a partir de paralelos entre o ritmo da fala e o ritmo da música, o sons do canto são apresentados em comparação com a fala, abordando a acústica e a articulação em relação à produção da fala e do canto. Através da tese tornam-se acessíveis muitos aspectos e elementos que são estudados na universidade e que devem ser amplamente divulgados para todos os interessados.
Sobre a autora:
Beatriz Raposo de Medeiros (FFLCH - USP) tem como objeto de estudo a fala humana, sobretudo a respeito das condições extraordinárias de produção da fala, analisando-as em suas nuances físicas e cognitivas. Tem se interessado pelas condições excepcionais do uso da voz, que desde sempre envolvem a arte do canto e, mais recentemente, a voz afetada por enfermidades.
Cantora e linguista, Beatriz explora as intrigantes relações entre cantar e falar, e os conhecimentos que permitem, por exemplo, aplicar a fonética em estudos na interface com a área médica, buscando biomarcadores em aspectos da fala. Professora associada da USP, ela desenvolveu uma série de projetos, orientações e publicações que têm como foco compreender, por um lado, como fatores linguísticos interagem com a música e, por outro, como uma teoria fonológica dinâmica pode lidar com fenômenos fonéticos e fonológicos. Seu estudo de livre-docência incorporou esses interesses persistentes, que ela sintetizou como um caminho "da acústica à cognição", e o desejo de tornar mais acessíveis esses conhecimentos acumulados.
O livro está disponível no Portal de Livros Abertos da USP e pode ser acessado através do link.