Na última quinta-feira (27 de abril), Ricardo Cavaliere foi eleito imortal da Academia Brasileira de Letras (ABL). O filólogo concorreu à cadeira número oito, anteriormente ocupada por Cleonice Berardinelli (1916 - 2023), com Maurício de Souza, Joaquim Branco, Eloi Angelos G. D’Arachosia, José Alberto Couto Maciel e James Akel.

Ricardo Cavaliere concluiu sua graduação em Letras pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) em 1975, seguindo o mestrado e o doutorado em Língua Portuguesa na mesma instituição em 1990 e 1997, respectivamente. É também graduado em Direito pela mesma universidade (1996). Atua na área de Letras e Linguística, com ênfase na descrição do português e na historiografia de estudos linguísticos. Entre suas publicações mais importantes estão “Fonologia e Morfologia na gramática científica brasileira” (Editora da Universidade Federal Fluminense, 2000) e “Pontos essenciais em fonética e fonologia”(Nova Fronteira, 2011).

Ricardo é professor aposentado da Universidade Federal Fluminense, onde participa do corpo docente do Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagem. Ademais, é integrante da Academia Brasileira de Filologia, bem como do Conselho Editorial das editoras Lexikon e Lucerna. Além disso, ocupa o cargo de diretor da Revista Confluência.

É com grande alegria que o CEDOCH parabeniza Ricardo Cavaliere pela sua conquista da cadeira na ABL! Uma honra merecida para alguém que tem dedicado sua vida ao estudo da língua portuguesa.

Ricardo CavaliereRicardo Cavaliere e  membros CEDOCHRicardo Cavaliere e  membros CEDOCH no MinienapolRicardo Cavaliere e  membros CEDOCH no Minienapol