Exposição o português de moçambique no caleidoscópio

 

 

No dia 1º de junho, às 19 horas, o Centro Maria Antônia da USP inaugura a exposição intitulada "O Português de Moçambique no caleidoscópio". A mostra apresenta uma variedade de elementos, como mapas, gráficos, fotografias, cartoons e gravações em áudio, tendo como principal objetivo a divulgação de diferentes aspectos da língua portuguesa falada em Moçambique.

A exposição resulta da parceria entre a Cátedra de Português Língua Segunda e Estrangeira da Universidade Eduardo Mondlane (UEM) de Moçambique e a Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP. O projeto é coordenado pelas professoras Inês Machungo e Perpétua Gonçalves, da instituição moçambicana.

Além da exposição, nos dias 1º e 2 de junho, a partir das 16 horas, será realizado um ciclo de palestras com diversos convidados, incluindo mesas de debates com Carlos Alberto Faraco (UFPR), Margarida Petter (USP), Perpétua Gonçalves (UEM, Moçambique), Rodrigo Madrid (IFPI) e Evani Viotti (USP). As professoras Olga Coelho (CEDOCH / USP) e Esmeralda Negrão (FFLCH e IEA/USP) coordenarão as mesas de debate.

A exposição faz parte de uma série de iniciativas voltadas para o estudo e a divulgação da História Linguística Transatlântica, que são desenvolvidas pelo Centro de Documentação em Historiografia Linguística do Departamento de Linguística da FFLCH (CEDOCH), pelo Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP e pelo Laboratório de Estudos Linguísticos Transatlânticos (LELT). O evento conta com o apoio do Centro de Estudos Africanos, Departamento de Linguística e Programa de Pós-graduação em Linguística da USP.

 A entrada é gratuita e a visitação está aberta de segunda a sexta, das 10 às 18 horas. Nas segundas quartas-feiras de cada mês (14/06, 12/07 e 16/08), são oferecidas visitas guiadas, mediante agendamento prévio.

 

PROGRAMAÇÃO 

Quinta-feira, 1º de junho

16 horas

I) Conferência com a escritora Conceição Evaristo, titular da Cátedra Olavo Setúbal de Arte, Cultura e Ciência (USP e Itaú Cultural)

17 horas

II) Mesa-redonda: O português no caleidoscópio - Português, uma língua pluricêntrica? – Carlos Alberto Faraco, Universidade Federal do Paraná (UFPR)

III) Do Cafundó a Damásio: comunidades quilombolas no DL/USP e nos itinerários de Ana Stela – Margarida Petter, Universidade de São Paulo (USP)

IV) Pesquisas sobre variedades de línguas ex-coloniais. Entregando o sapatinho à Cinderela – Perpétua Gonçalves, Universidade Eduardo Mondlane (UEM)

Coordenação: Olga Coelho (CEDOCH / USP)

 

19h – Abertura oficial da exposição O Português de Moçambique no caleidoscópio

Maria Arminda do Nascimento Arruda, vice-reitora da USP

Marli Quadros Leite, pró-reitora de Cultura e Extensão Universitária da USP

José Tavares Correa de Lira, Centro MariAntonia da USP

Perpétua Gonçalves, Universidade Eduardo Mondlane (UEM)

 

Sexta-feira, 2 de junho 

16 horas

I) Mesa-redonda: O desenvolvimento do estudo de línguas africanas e da linguística africana no Brasil e na USP

II) O estudo de línguas africanas e da linguística africana no Brasil e na USP – Margarida Petter (USP).   

III) Reflexões sobre transitividade a partir de dados de línguas bantu – Rodrigo Madrid (Instituto Federal do Piauí)  

IV) O contato entre línguas africanas e português na evolução do português brasileiro – Evani Viotti (USP)  

Coordenação: Esmeralda Vailati Negrão (FFLCH e IEA/USP)

 

Local:  Centro Maria Antonia – Edifício Rui Barbosa na Rua Maria Antônia, 294 – Vila Buarque – São Paulo, SP (próximo às estações Higienópolis e Santa Cecília do metrô)

Data: De 1º de junho a 10 de setembro de 2023

Visitas abertas: Segunda a Sexta, das 10 às 18 horas

Visitas guiadas: Segunda quarta-feira de cada mês (14/06, 12/07 e 16/08) mediante agendamento prévio.

Classificação: Livre

Entrada franca.