Ayrosa, Plinio. 1934. Prefácio ao Diccionario Portuguez-Brasiliano e Brasiliano-Portuguez. São Paulo: Imprensa Oficial do Estado, pp. 5-24.

Ayrosa, Plinio. 1934[1795]. Diccionario Portuguez-Brasiliano e Brasiliano-Portuguez. São Paulo: Imprensa Oficial do Estado.

Ayrosa, Plinio. 1937. Os nomes das partes do corpo humano pella lingua do Brasil de Pero de Castilho. São Paulo: Empresa Gráfica da Revista dos Tribunais.

Ayrosa, Plinio. 1938. Prefácio ao Vocabulario na Lingua Brasílica. Manuscrito Português-Tupi do século XVII. São Paulo: Departamento de Cultura, pp. 7-74.

Ayrosa Plinio 1938[1622]. Vocabulario na Lingua Brasilica. (Manuscrito português-tupí do seculo XVII, coordenado e prefaciado por Plinio Ayrosa). São Paulo: Departamento de Cultura.

Barbosa, A. Lemos. 1967. O Pequeno vocabulário tupi-português. Rio de Janeiro: São José.

Drumond, Carlos. 1990. Apresentação” à Arte de grammatica da lingoa mais usada na costa do Brasil, de José de Anchieta. 7a ed. São Paulo: Loyola, 7-17.

Gimenes, Luciana. 1999. As formas de saber sobre as línguas do Brasil no século XVI. Uma contribuição para Historiografia Lingüística do Brasil Colonial. Dissertação de Mestrado. São Paulo: Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade de São Paulo, 192 pp., com índice de nomes.

Gimenes, Luciana. 2005. Fronteiras entre Léxico e Gramática na descrição do Tupinambá e do Guarani nos Séculos XVI e XVII. Tese de Doutorado. São Paulo: Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade de São Paulo.

Leite, Serafim, S. J. 1938. História da Companhia de Jesus no Brasil. Volume II. Século XVI. A Obra. Lisboa: Portugália; Rio de Janeiro: Civilização Brasileira.

Leite, Serafim. 1965. Suma Histórica da Companhia de Jesus no Brasil (Assistência de Portugal) 1549-1760. Lisboa: Junta de Investigações do Ultramar.

Rodrigues, Aryon Dall’Igna. 1993. “Línguas indígenas: 500 anos de descobertas e perdas”. DELTA. Revista de Documentação em Lingüística Teórica e Aplicada 9:1.83-103. São Paulo: Associação Brasileira de Lingüística.

Rodrigues, Aryon Dall’Igna. 1994. Línguas Brasileiras. Para o conhecimento das línguas indígenas. São Paulo: Loyola.

Rodrigues, Aryon Dall’Igna. 1995. “Description del Tupinambá en el Período Colonial: El Arte de José de Anchieta”. Texto proferido no Colóquio Internacional sobre descrição das Línguas Ameríndias no Período Colonial. Berlin: Ibero-Amerikanisches Institut.

Rodrigues, Aryon Dall’Igna. 1997. “Descripción del Tupinambá en el período colonial: el Arte de José de Anchieta”. La descripción de las lenguas amerindias en la época colonial, org. por Klaus Zimmermann, 371-400. Frankfurt am Main: Vervuert; Madrid: Iberoamericana. (Versão publicada de texto proferido durante o Colóquio Internacional sobre descrição das Línguas Ameríndias no Período Colonial. Berlin: Ibero-Amerikanisches Institut, 1995.)